Jogadores de Fortnite foram surpreendidos na noite de quinta-feira com o desaparecimento repentino de itens cosméticos e V-Bucks de suas contas. A situação gerou grande repercussão na comunidade online, com inúmeros relatos de usuários impactados no subreddit do jogo. Em alguns casos, itens que estavam em posse dos jogadores há meses foram removidos.
Na manhã de sexta-feira, a Epic Games se manifestou sobre o ocorrido, afirmando que as revogações estavam corretas. A empresa explicou que um bug específico no Xbox impedia a correção do problema até o momento.
A situação gerou diversas discussões na internet antes do pronunciamento da Epic Games. Alguns jogadores alegam ter perdido itens e moedas virtuais comprados legitimamente em outras plataformas, como PlayStation ou PC, levantando a possibilidade de que a ação tenha afetado usuários indevidamente.
A Epic Games pode remover itens ou V-Bucks em diferentes situações, como quando um jogador compra V-Bucks e solicita reembolso através da operadora do cartão de crédito ou da plataforma. Itens adquiridos com esses V-Bucks também são removidos. Aparentemente, um bug permitiu que alguns jogadores mantivessem os V-Bucks mesmo após o reembolso, falha que a empresa está corrigindo agora.
Outras ações que podem resultar em penalidades incluem a compra de contas com V-Bucks para presentear a conta principal, a alteração da região do Xbox para aproveitar preços mais baixos em outros países e a compra de cartões de V-Bucks de vendedores não autorizados. A Epic Games parece estar tomando medidas contra diversas infrações acumuladas ao longo dos meses.
A natureza da loja de itens de Fortnite, que incentiva a compra por tempo limitado, torna a situação ainda mais delicada, já que alguns itens removidos podem não estar disponíveis para recompra legítima, pois aparecem na loja por poucas semanas ao longo do ano.
Fonte: www.gamespot.com