Um ex-executivo da Bethesda revelou as previsões pessimistas que rondavam os jogos da empresa ao longo dos anos, e como ele se manteve firme em suas convicções, mesmo diante de dúvidas.

Segundo o executivo, houve questionamentos sobre o lançamento de The Elder Scrolls III: Morrowind como exclusivo para Xbox, e sobre a viabilidade de The Elder Scrolls V: Skyrim, lançado em 11 de novembro de 2011, muito próximo de Call of Duty: Modern Warfare 3 (8 de novembro de 2011).

“Diziam que Skyrim não sobreviveria competindo com Call of Duty. Que todos jogariam Call of Duty e ninguém compraria nosso jogo”, relembrou.

O executivo afirmou que, embora reconhecesse a força da marca Call of Duty, acreditava que Skyrim era um “jogo melhor” e não hesitou em investir em marketing para promovê-lo. “Eu vou competir com eles. Gastarei dinheiro em marketing contra eles. Nunca gastarei tanto quanto eles, mas ainda posso vencer”, declarou.

Ambos os jogos foram bem-sucedidos em 2011, com Modern Warfare 3 liderando as vendas e Skyrim ficando em segundo lugar nos Estados Unidos. Skyrim, no entanto, ultrapassou a marca de 60 milhões de cópias vendidas, tornando-se um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Os números finais de vendas de Modern Warfare 3 não foram divulgados, e Skyrim se beneficiou de diversas versões para outras plataformas ao longo dos anos.

Outra previsão duvidosa era sobre o lançamento de The Elder Scrolls IV: Oblivion na primavera (lançado em março de 2006), pois “ninguém lança jogos na primavera”. No entanto, o executivo frisou: “Nós nos saímos muito bem”.

Desafiar noções preconcebidas e alcançar o sucesso era “o que tornava tudo tão divertido”, disse o ex-executivo sobre sua passagem pela Bethesda. “Acho que éramos melhores nisso do que qualquer outro, em termos do que conseguíamos fazer, quando olhamos para os prêmios que ganhamos, os jogadores que atraímos e como fizemos tudo da maneira certa”.

O executivo deixou a Bethesda após a aquisição da empresa controladora, ZeniMax, pela Microsoft. Atualmente aposentado, ele continua a compartilhar suas opiniões sobre o mercado de jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *