A Square Enix lançou o remake HD-2D de Dragon Quest I e II, os capítulos que complementam a trilogia Erdrick. Após o sucesso de vendas de Dragon Quest III HD, a empresa decidiu revitalizar os títulos anteriores com visuais aprimorados, utilizando sprites 2D sobre fundos 3D.
Após mais de duas décadas sem revisitar esses jogos, o esforço de “modernização” é evidente, tanto em termos de mecânicas quanto na expansão das narrativas. Diálogos, momentos grandiosos e detalhes da história foram adicionados à premissa básica de heróis lutando contra forças malignas. Apesar de todas as melhorias, um dos jogos se destaca como a aventura superior, embora não atinja o mesmo patamar do lançamento anterior.
Ambos os jogos oferecem a experiência clássica de JRPG de fantasia, com combates por turnos aleatórios, exploração de masmorras, missões de coleta e a luta contra a escuridão com o poder do heroísmo. Dragon Quest I é uma jornada estritamente individual, onde o herói enfrenta sozinho as hordas inimigas. Já Dragon Quest II utiliza o sistema de grupo, característico da série. Embora os jogos sejam semelhantes na jogabilidade, ter um grupo faz toda a diferença no combate, pois os membros extras oferecem proteção e ações adicionais, permitindo estratégias mais dinâmicas e lutas mais agradáveis.