Nintendo, após o lançamento do Switch 2, encerra o suporte para a linha 3DS de consoles portáteis. A empresa vinha mantendo um serviço de reparo no Japão para os diversos modelos do 3DS, mesmo após a descontinuação dos sistemas, mas essa operação foi sendo gradualmente reduzida ao longo dos anos. O New Nintendo 2DS XL foi o último console a receber suporte oficial, mas a Nintendo anunciou que este serviço também será descontinuado.

“Devido ao esgotamento das peças necessárias para reparos, descontinuamos os serviços de reparo para o New Nintendo 2DS XL a partir de 4 de setembro de 2025”, afirmou a Nintendo. “Os reparos para todos os outros sistemas da série Nintendo 3DS também foram descontinuados.”

Com essa medida, a era do Nintendo 3DS chega ao fim, já que a Nintendo não possui mais as peças necessárias para realizar reparos nas unidades enviadas às suas instalações japonesas. O suporte para o 3DS original foi encerrado em agosto de 2024, e as peças para o Nintendo 2DS se esgotaram pouco depois.

A Nintendo já havia fechado as eShops para os consoles 3DS e Wii U em 2023, e o suporte para o Wii U foi finalizado no ano passado. Embora o 3DS não possua mais funcionalidade de jogo online, ele abriga uma vasta coleção de jogos disponíveis em formato físico.

O 3DS teve um bom desempenho para a Nintendo, vendendo 75,9 milhões de unidades em todo o mundo. A evolução do console Nintendo DS ofereceu um recurso interessante de tela 3D, que foi descartado em modelos posteriores, renomeados como 2DS. A Nintendo chegou a vender um 2DS sem o design clamshell, voltado para os membros mais jovens da família.

Enquanto isso, o Switch 2 parece ter tido um bom começo. As vendas do Switch 2 estão superando as vendas do Switch original nos EUA, com 2 milhões de unidades vendidas até 27 de agosto. Globalmente, o Switch 2 vendeu mais de 6 milhões de unidades nas sete semanas após o lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *